Velas nossa senhora da luz

Cuidados ao queimar uma vela e aproveitar uma melhor experiência

As Velas Nossa Senhora da Luz são produtos artesanais, tendo a parafina como base de sua elaboração. Além da parafina, utilizamos pavios diversos, celofane e, em alguns casos, corantes e aromatizantes; além dos rótulos.

Sugere-se que as velas não sejam expostas à luz solar ou outra fonte de calor, a fim de manter a integridade do material adquirido.

As velas precisam ser posicionadas de forma vertical, em uma superfície estável para evitar quedas.

Ao acender uma vela, a partir do fósforo ou isqueiro, espera-se que o fogo gerado aqueça a parafina tornando-a líquida e, a partir desse momento, ela se será muito importante para que o pavio permaneça queimando progressivamente. Para tanto, é necessário não retirar a embalagem de celofane que envolve a vela. Sugere-se que apenas o celofane superior, que protege o pavio íntegro antes da primeira queima, seja removido e, com o uso dos dedos, delicadamente posicione o pavio na posição vertical.

Caso a vela esteja soltando muita fuligem, recomenda-se que se observe a incidência de corrente de vento sobre a vela e, em último caso, apague-a e acende-a novamente, após aparar o pavio com uma tesoura.

Para apagar a vela, recomenda-se abafar a chama com um recipiente acabando com o consumo do oxigênio. Não se deve utilizar água, os dedos ou assoprar a fim de prevenir acidentes.

A vela deve ser queimada em local visível e seguro, longe do alcance de pessoas que não respondam por si, animais e substâncias inflamáveis. Recomenda-se não deixar a vela em ambiente sem a presença de um responsável em estado de alerta e em superfícies que possam ser danificadas pelo possível calor emitido.